Concreto e pultrudado

Voltar

28-11-2017

PESQUISA CIENTÍFICA COMPROVOU EFICIÊNCIA DO PULTRUDADO COMO REFORÇOS DE VIGAS DE CONCRETO

Um artigo denominado Análise Experimental de Vigas Mistas de Concreto Armado e Perfis de GFRP Utilizados como Substitutos Parciais das Armaduras Transversais foi apresentado na UNESC no dia 24/11/2017. Ele apresenta o resultado da pesquisa científica feita com material pultrudado pelo graduando Igor Souza Hoffman para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obtenção do título de engenheiro civil.

O estudo teve como objetivo analisar o desempenho mecânico de vigas de concreto armado com reforços de perfis pultrudados colados na superfície externa (estrutura mista) em comparação a vigas apenas de concreto armado. Os resultados obtidos nos ensaios realizados no Laboratório da UNESC apresentam um aumento de resistência de 83,67% em um grupo de vigas e de 79,91% em outro grupo, em relação às referências.

O estudo concluiu que estruturas híbridas podem constituir soluções para construções expostas a condições ambientais agressivas, com o intuito de aumentar a sua durabilidade e também contribuir para o dimensionamento de elementos estruturais com menores taxas de armadura.

A banca examinadora composta por professores e profissionais de Engenharia Civil aprovou o aluno nesta etapa da obtenção do título de engenheiro civil. No estudo foram usadas chapas pultrudadas da Pultrusão do Brasil. No último semestre de 2017, dois estudos com perfis pultrudados foram realizados por alunos da Engenharia Civil da UNESC, com orientação da professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes.

Rodovia SC 450, Km 48,1, Passo de Torres -SC   -   comercial@pultrusao.com.br   -   (48) 3548-0030
Visite a Air Tecnologia