Estudo sobre pultrudado

Voltar

22-11-2017

Um trabalho científico com ensaios laboratoriais comprova mais uma potencialidade de aplicação para o material pultrudado na área de Engenharia Civil: a recuperação e o reforço de estruturas de concreto armado com patologias. O estudo foi realizado pela graduanda de Engenharia Civil Sabrina Lopes Arcenego, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O material pultrudado foi fornecido pela Pultrusão do Brasil.

O estudo denominado Análise do Comportamento de Vigas de Concreto Armado Reforçadas com Polímero Estrutural a Base de Fibra de Vidro na Região Cisalhante abordou o uso de material pultrudado para reforçar ou reabilitar a estrutura de concreto armado que apresenta fissuras, que podem ocorrer devido à sobrecarga não prevista no cálculo, erros de execução ou outras patologias.

O trabalho científico teve como objetivo avaliar o comportamento do reforço com chapas de material pultrudado com espessuras de 3 mm coladas com adesivo estrutural a base de epóxi, aplicadas na área cisalhante de vigas de concreto armado, espaçadas e coladas nas duas faces da viga. Os ensaios realizados no Laboratório da UNESC apontaram a eficiência da técnica do reforço com material pultrudado, pois houve o aumento de ductibilidade nas vigas de concreto armado reforçadas, bem como o incremento de carga e de deslocamento.

Ela apresentou o artigo no dia 17/11/2017 para uma banca de professores e profissionais de Engenharia Civil. O artigo foi submetido à banca examinadora como requisito parcial para obtenção do título de engenheira civil, sendo que nesta etapa a aluna foi aprovada.

Professores da UNESC têm estimulado os estudantes a realizarem estudos científicos para a inserção de novas tecnologias e promover inovações na área de engenharia civil. A Pultrusão do Brasil é parceira da universidade, disponibilizando material pultrudado para diversos estudos.

Rodovia SC 450, Km 48,1, Passo de Torres -SC   -   comercial@pultrusao.com.br   -   (48) 3548-0030
Visite a Air Tecnologia