Torre de mineração

Voltar

25-01-2016

Obra inédita: torre pultrudada para processo de mineração

A construção de uma torre de mineração totalmente com perfil pultrudado foi um desafio técnico importante para a Pultrusão do Brasil, uma das poucas empresas brasileiras da área de pultrusão a desenvolver projetos de Engenharia Civil de grande porte. A torre pultrudada para processamento de minério foi desenvolvida para a Magnesita e instalada em sua unidade mineradora de Santaluz, no interior da Bahia.

A obra é única no Brasil. A equipe de Engenharia da Pultrusão do Brasil fez o estudo de soluções, projetos e cálculo estrutural. A torre de mineração tem 3m40cm por 3m40cm de largura e 18 m de altura, distribuídos em cinco pavimentos. A estrutura foi totalmente pré-fabricada na fábrica da Pultrusão do Brasil em Passo de Torres, SC, sendo depois desmontada e etiquetada para transporte. O sistema de pré-fabricação, tanto da estrutura quanto dos meios de acesso aos equipamentos (escadas e passarelas com grades de piso e guarda-corpos) também em material pultrudado, facilitou a montagem da torre na planta da mineradora.

A montagem foi feita pela empresa Carajás Service de MG, com a supervisão da equipe técnica da Pultrusão do Brasil. A obra foi concluída em cerca de 20 dias. A realização dessa obra pultrudada inédita foi mais um marco para a Pultrusão do Brasil, comprovando a sua capacidade de realização de projetos grandes e especiais. A Magnesita optou pela construção da torre de mineração em material pultrudado por ser imune à corrosão, devido à operação em ambiente com alta agressividade química.

Rodovia SC 450, Km 48,1, Passo de Torres -SC   -   comercial@pultrusao.com.br   -   (48) 3548-0030
Visite a Air Tecnologia